Entenda por que as pessoas querem compartilhar seu conteúdo

Compartilhamento nas redes sociais

Você já pensou qual será o motivo que faz alguém querer compartilhar seu conteúdo? Essa não é apenas uma ação casual, mas sim uma demonstração poderosa de engajamento e apreço pelo que você oferece.

Existem diversas razões pelas quais as pessoas compartilham conteúdo. Segundo uma pesquisa realizada pela Hootsuite neste ano, cerca de 44% da sua audiência compartilha o seu conteúdo porque concordam com aquilo que você está divulgando. A psicologia do comportamento explica os motivos, os tipos de conteúdo e as ações que cada geração faz. Vem entender! 

A psicologia por trás do compartilhamento nas redes sociais

Compartilhar é um ato humano, considerado prazeroso. Cinco motivos foram destacados como principais para que as pessoas compartilhem o seu conteúdo nas redes sociais, são eles:

  • Compartilhar conteúdo valioso, esclarecedor e divertido com outras pessoas.
  • Expressar e definir sua identidade para os outros, bem como para si mesmas.
  • Manter e fortalecer conexões com outras pessoas.
  • Buscar reconhecimento e validação por meio do que compartilham.
  • Apoiar causas e marcas nas quais acreditam.

Essencialmente, todos esses motivos convergem para a importância de cultivar relacionamentos com outras pessoas.

Tipos de conteúdos que as pessoas compartilham 

Para compreender o que mais as pessoas gostam de compartilhar em suas redes sociais, podemos classificar quatro tipos de conteúdos: 

  • Notícias e Informações: Manter-se atualizado e compartilhar informações relevantes, como notícias, dicas de saúde ou descobertas científicas.
  • Entretenimento e Humor: Compartilhar memes, vídeos engraçados e piadas para proporcionar momentos de diversão e leveza.
  • Conteúdo Inspirador e Motivacional: Compartilhar citações inspiradoras e histórias motivacionais que estimulam sentimentos positivos e encorajam os outros.
  • Causas e Advocacia: Utilizar as redes sociais como plataforma para advogar por causas sociais, ambientais e políticas importantes.

A diferença entre o compartilhamento nas redes sociais entre as gerações 

É muito difícil produzir um conteúdo que prenda a atenção e faça com que todo mundo queira interagir. Por isso, é essencial conhecer o público da sua marca, produzindo um conteúdo que atenda a expectativa da audiência, para que ela queira compartilhar seu conteúdo.

Falando em gerações, os Millennials , Generation Xers e Baby Boomers, talvez não sejam tão diferentes assim. Um estudo feito por Fractl e BuzzStream, mostrou que a maioria dos Baby Boomers prefere consumir conteúdo durante as manhãs, entre 5h e 12h, enquanto as outras gerações tendem a se envolver mais tarde, entre 20h e 12h. Para os profissionais de marketing, direcionar seu conteúdo no momento certo é essencial para alcançar o público-alvo.

Os três principais tipos de conteúdo preferidos por todas as gerações são: 1) artigos de blog (idealmente com cerca de 300 palavras), 2) recursos visuais (incluindo imagens, vídeos e memes) e 3) comentários. 

Quanto às categorias de conteúdo, todos os grupos têm interesse em Entretenimento. No entanto, os Baby Boomers são especialmente ávidos consumidores de notícias, enquanto os membros da Geração X priorizam conteúdo relacionado a uma vida saudável, e os Millennials são entusiastas da tecnologia.

Entender os hábitos de compartilhamento de mídia social e consumo de conteúdo do seu público-alvo é crucial para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz. Isso permite que você direcione seu conteúdo para os canais certos, no momento certo e no formato certo, aumentando assim o engajamento e a relevância para sua audiência. 

Além disso, conhecer esses hábitos pode ajudá-lo a ajustar sua mensagem e tom para melhor se conectar com seu público, criando uma base sólida para o sucesso em suas iniciativas de marketing. Quer aumentar sua visibilidade online? Vamos conversar. 

Picture of Fabiana Manganotti

Fabiana Manganotti

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Pós-Graduanda em Planejamento de Comunicação Integrada. Trabalha com marketing desde 2020 como Redatora e Social Media.

Fale Conosco & Junte-se a nós

Fale conosco e veja como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing. Estamos ansiosos para trabalhar com você!

Fale Conosco & Junte-se a nós

Descubra como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing. Estamos ansiosos para trabalhar com você!