Você já pensou qual será o motivo que faz alguém querer compartilhar seu conteúdo? Essa não é apenas uma ação casual, mas sim uma demonstração poderosa de engajamento e apreço pelo que você oferece.
Existem diversas razões pelas quais as pessoas compartilham conteúdo. Segundo uma pesquisa realizada pela Hootsuite neste ano, cerca de 44% da sua audiência compartilha o seu conteúdo porque concordam com aquilo que você está divulgando. A psicologia do comportamento explica os motivos, os tipos de conteúdo e as ações que cada geração faz. Vem entender!
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ToggleA psicologia por trás do compartilhamento nas redes sociais
Compartilhar é um ato humano, considerado prazeroso. Cinco motivos foram destacados como principais para que as pessoas compartilhem o seu conteúdo nas redes sociais, são eles:
- Compartilhar conteúdo valioso, esclarecedor e divertido com outras pessoas.
- Expressar e definir sua identidade para os outros, bem como para si mesmas.
- Manter e fortalecer conexões com outras pessoas.
- Buscar reconhecimento e validação por meio do que compartilham.
- Apoiar causas e marcas nas quais acreditam.
Essencialmente, todos esses motivos convergem para a importância de cultivar relacionamentos com outras pessoas.
Tipos de conteúdos que as pessoas compartilham
Para compreender o que mais as pessoas gostam de compartilhar em suas redes sociais, podemos classificar quatro tipos de conteúdos:
- Notícias e Informações: Manter-se atualizado e compartilhar informações relevantes, como notícias, dicas de saúde ou descobertas científicas.
- Entretenimento e Humor: Compartilhar memes, vídeos engraçados e piadas para proporcionar momentos de diversão e leveza.
- Conteúdo Inspirador e Motivacional: Compartilhar citações inspiradoras e histórias motivacionais que estimulam sentimentos positivos e encorajam os outros.
- Causas e Advocacia: Utilizar as redes sociais como plataforma para advogar por causas sociais, ambientais e políticas importantes.
A diferença entre o compartilhamento nas redes sociais entre as gerações
É muito difícil produzir um conteúdo que prenda a atenção e faça com que todo mundo queira interagir. Por isso, é essencial conhecer o público da sua marca, produzindo um conteúdo que atenda a expectativa da audiência, para que ela queira compartilhar seu conteúdo.
Falando em gerações, os Millennials , Generation Xers e Baby Boomers, talvez não sejam tão diferentes assim. Um estudo feito por Fractl e BuzzStream, mostrou que a maioria dos Baby Boomers prefere consumir conteúdo durante as manhãs, entre 5h e 12h, enquanto as outras gerações tendem a se envolver mais tarde, entre 20h e 12h. Para os profissionais de marketing, direcionar seu conteúdo no momento certo é essencial para alcançar o público-alvo.
Os três principais tipos de conteúdo preferidos por todas as gerações são: 1) artigos de blog (idealmente com cerca de 300 palavras), 2) recursos visuais (incluindo imagens, vídeos e memes) e 3) comentários.
Quanto às categorias de conteúdo, todos os grupos têm interesse em Entretenimento. No entanto, os Baby Boomers são especialmente ávidos consumidores de notícias, enquanto os membros da Geração X priorizam conteúdo relacionado a uma vida saudável, e os Millennials são entusiastas da tecnologia.
Entender os hábitos de compartilhamento de mídia social e consumo de conteúdo do seu público-alvo é crucial para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz. Isso permite que você direcione seu conteúdo para os canais certos, no momento certo e no formato certo, aumentando assim o engajamento e a relevância para sua audiência.
Além disso, conhecer esses hábitos pode ajudá-lo a ajustar sua mensagem e tom para melhor se conectar com seu público, criando uma base sólida para o sucesso em suas iniciativas de marketing. Quer aumentar sua visibilidade online? Vamos conversar.